O que fazemos

Caso de Estudo

Emergência no Fundo Maneio

1

Desafio

Um grupo empresarial a operar num mercado fortemente concorrencial e comoditizado, com forte desequilíbrio entre prazos médios de recebimento e pagamento, vê-se confrontada com a decisão de cancelamento de um conjunto de linhas de financiamento de curto prazo que asseguravam a sua atividade corrente e, em simultâneo, um agravamento brutal dos spreads praticados, condicionando a sua capacidade de satisfazer os seus compromissos imediatos.

2

A nossa abordagem

Se uma empresa não gere os seus devedores…serão eles a assumir a condução do seu negócio

Após uma análise aprofunda dos saldos de clientes e fornecedores e respetivos compromissos, dos níveis de stocks de segurança necessários e, numa ação estrategicamente concertada com a gestão da empresa, assumimos as áreas chave e introduzimos processos imediatos de melhoria.

Assumimos “no terreno” a posição de interlocutores diretos com a Banca e operacionalizámos a negociação para obtenção de um Plano de Pagamentos “musculado” com Clientes e Fornecedores.

Em simultâneo, desenhámos e implementámos um plano interno de reprogramação de aprovisionamento de matérias-primas, reorganização da utilização da capacidade instalada e redefinição de stocks de segurança de Produto Acabado.

3

Resultados

  • Melhoria da percepção de risco por parte da Banca. A explanação do caminho traçado e o report sistemático permitiu atenuar a pressão das instituições financeiras.
  • Redução dos prazos médios de recebimento, em três meses dos 20 clientes principais em menos 15 dias.
  • Recuperação dos saldos de maior antiguidade que, no seu conjunto, representava mais de 20% da totalidade das dívidas de clientes.
  • Estruturação das linhas de financiamento para os fornecedores, possibilitando a antecipação dos seus créditos, melhorando a posição para renegociar novos termos e condições.
  • Transformação das linhas de crédito de curto prazo dos dois principais bancos credores em operações de médio e longo prazo, sem necessidade de prestação de garantias adicionais.
  • Redução líquida de Fundo Maneio em 27%, conseguindo a empresa apresentar o melhor resultado económico dos últimos 4 anos.