Uma coisa é comum - Quando se trata de dar continuidade a todo um projeto familiar, ter um negócio robusto e saudável será sempre uma alavanca para a estabilidade familiar e para o equilíbrio entre a família e a gestão ou mesmo propriedade.
Porquê
A maioria das empresas familiares, fruto da sua evolução, não segue uma estrutura formal de gestão e práticas de mercado, o que pode ser, nos dias de hoje, inibidor para o crescimento e rentabilidade de um negócio.
É legítimo e altamente evoluído um gestor pensar no processo de transmissão e na forma de garantir sustentabilidade e equilíbrio familiar, tendo muitas vezes que lidar com a responsabilidade de escolher a melhor opção, quando existem muitas, nenhuma, ou somente quando pretende entregar uma “casa arrumada” e com futuro às gerações seguintes.
Essa é uma tarefa que não tem de ser feita sozinha.
Como fazemos
A ADDIN – Family Business Agency utiliza um modelo único de sucessão empresarial assente no equilíbrio das 3 principais forças de um negócio familiar:
Acreditamos que na base do equilíbrio tem que estar o sucesso inequívoco do negócio e que será através de um profundo processo de desenvolvimento corporativo, participativo, que surgirão as melhores opções e a construção dos melhores cenários para a estrutura familiar e de capital, para que possa decidir em conforto.
O que ganha
Sabemos que uma empresa familiar tem sempre uma forte absorção de tempo, recursos e da própria vida pessoal de quem conduz o negócio, pois no dia-a-dia há que lidar com muito mais do que somente a condução do negócio, o que leva a terem as suas vidas fora de equilíbrio.
Na ADDIN – Family Business Agency, adequamos para si e por si, o Modelo de Sucessão Empresarial mais conveniente, garantindo-lhe:
Atendendo à complexidade que lhe está associada e ao impacto que provoca na estrutura organizacional, a sucessão nas empresas deve ser cada vez menos vista e tratada como uma simples substituição do Dono ou Presidente...
O Planeamento da Sucessão é complexo. Não é um evento, mas um processo que leva tempo a preparar, pela quantidade de decisões a tomar...
Como é que vai decidir? Existe uma equipa executiva, conselho de administração, conselho consultivo ou outra estrutura para a tomada de decisões? As empresas familiares precisam ter uma definição clara de como o negócio é governado e como a família interage com o negócio. Essa é a nossa missão.
Existem várias razões pelas quais uma empresa pode querer realizar uma avaliação e existem centenas de empresas a fazer avaliações, mas será que têm em conta o histórico patrimonial e o que o negócio significa para a sua família?