O que fazemos

Caso de Estudo

Uma Passagem de Testemunho

1

Desafio

Uma empresa com mais de 50 anos de ativiadde a operar desde sempre no seio da mesma família, enfrenta um desafio de sucessão uma vez que a geração directa não pretende estar ligada à gestão operacional do negócio, por questões de interesses pessoais, ficando a continuidade comprometida.

2

A nossa abordagem

Quem vai assumir a responsabilidade pelas tarefas diárias, ingratas e incontornáveis que fazem do negócio da família um ativo que vale a pena preservar?

Dada a não continuidade dos elementos directos do acionista colocavam-se duas opções ao nosso cliente:

  1. Preparar a empresa para a correta valorização do negócio e alienação da totalidade do capital
  2. Preparar a empresa para a passagem da gestão para um grupo de gestores internos e da confiança do acionista, com a possibilidade futura de entrega de capital.

Avaliámos o potencial no negócio e o nível de maturidade da equipa de gestão, assumindo com o cliente a implementação de um plano de renovação de negócio que permitiu à nova equipa de gestão ter condições para adquirir partes de capita até um uma posição maioritária em 3 anos. Ao mesmo tempo, foi desenhado e implementado um novo modelo de gestão, separando convenientemente a esfera acionista e a esfera de gestão, mantendo a estrutura familiar atual com total controlo do negócio até à efetivação da transacção.

3

Resultados

Desde cedo se percebeu que o valor do negócio para a família era bem maior do que o valor de mercado, pelo que suportámos o planeamento da sucessão no desenvolvimento do negócio, permitindo:

  • Manter a gestão do negócio em quem conhecia bem a organização – A sua própria equipa técnica.
  • A correta passagem da propriedade de forma escalonada e a justo valor – Ao mesmo tempo que premeia a dedicação, garante os interesses da estrutura familiar.
  • A garantia de estabilidade familiar – A 2ª geração manteve uma posição relevante no capital, geradora de rendimentos e com total controlo e uma voz ativa nos destinos mais estratégicos.
  • Uma estrutura de financiamento à transmissão equilibrada – Montagem para a nova equipa de gestão de uma operação financeira sustentável, graças ao novo nível de performance do negócio e à maturidade do modelo de gestão que conferiu credibilidade e confiança.